Como encontrar um nicho de mercado → [Em apenas 5 passos]

É bem comum a dúvida de como encontrar um nicho de mercado entre os afiliados iniciantes, porque eles ainda estão definindo onde desejam focar todas as suas energias para um negócio online lucrativo.

Neste artigo como encontrar um nicho de mercado eu vou lhe ensinar de forma simples e fácil a você encontrar o seu nicho de mercado ideal. Então continue lendo abaixo.

Assista agora super aula com 4 passos simples (inacreditável) que Alex Vargas usou para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostrando também como você pode copiar exatamente o que foi feito.

Clique aqui para assistir

como encontrar um nicho de mercado

 

O que é nicho de mercado

De forma conceitual, um nicho de mercado é um grupo de pessoas que tem um interesse, desejo ou problema em comum. Por exemplo:

Existe no mundo um grupo de pessoas que tem o interesse de perde peso, sendo assim, considerado esse o nicho de emagrecimento. Também existe um grupo de pessoas que tem o interesse em arrumar um (a) namorado(a), assim sendo esse, o nicho de relacionamento voltado para homens ou mulheres.

Nestes exemplos acima, o que eu quero que você entenda sobre o que é nicho de mercado, é que é exatamente esse interesse, desejo ou problema que é o nicho de mercado, e é aí, que você tem que focar a estrutura do seu negócio online.

Compreendido de forma conceitual o que é nicho de mercado, vamos aos passos para você encontrar o seu nicho de mercado ideal.

#1 Passo – Listar possíveis ideias para saber como encontrar um nicho de mercado

Nesta etapa para saber como encontrar um nicho de mercado, você fará uma lista de possíveis ideias baseadas em uma análise pessoal sua, por exemplo:

  • Seus hobbies;
  • Atividades que você gosta ou possui interesse, que podem ser, Fotografia, Culinária, Cães, Gatos e etc…;
  • Habilidades que você possui ou tenha adquirido em um emprego;
  • Uma formação que possui e não atua mais, como, instalador de ar-condicionado, cozinheiro ou advogado;
  • Problemas que você já teve e conseguiu resolver ou superar, como, estar acima do peso, livrar-se das multas, gravar um vídeo e assim em diante.

Existem uma infinidade de possibilidades, o meu conselho é listar entre 5 a 7 itens para cada quesito acima.

#2 Passo – Onde se inspirar para saber como encontrar um nicho de mercado

Esse segundo passo para saber como encontrar um nicho de mercado é para aquelas pessoas que não conseguiram realizar o primeiro passo que é a lista de possíveis ideias. E como solução, o que você fará é encontrar fontes de inspiração para encontrar o nicho mercado ideal.

Você acessará o site Ubersuggest.io. A ideia aqui é buscar frases a parti de uma determinada palavra-chave.

Digamos que você acessou o site que eu mencionei, e a tela inicial é da seguinte forma:

como encontrar um nicho de mercado tutorial img1

Nessa tela você colocara a palavra-chave inicial, como no exemplo da imagem acima, eu coloquei a palavra COMO, em seguida no item 2, escolherá a opção Português/Brasil, após é só clicar no botão vermelho SUGGEST para a ferramenta fazer a pesquisa de todas as palavras-chaves que são buscadas na internet que se iniciam com a palavra COMO.

Após feito a pesquisa a tela que aparecerá será igual à imagem acima, perceba que todas as palavras-chaves iniciam com a palavra COMO. Então aqui é só você ir olhando uma por um e procurar uma inspiração para um nicho de mercado.

Logicamente nesse site você não encontrará especificamente “Aqui está o seu nicho de mercado ideal”, como eu mencionei é somente para você se inspirar e assim saber como encontrar um nicho de mercado.

Outras fontes de inspiração são sites de revistas de um determinado assunto. Caso você for trabalhar como afiliado você pode acessar as plataformas Hotmart, Monetizze ou Eduzz, e na tela dos produtos verificar quais são os mais vendidos e assim usá-los para se inspirar.

#3 Passo – Verificar quais das ideias listadas tem potencial lucrativo

Acredito que se você chegou até este passo é que possivelmente você já tenha feito os passos anteriores para encontrar um nicho de mercado. Aqui o que você fará é separar as ideias listadas, do que é lucrativo e o que não é.

Para isso, você fará uma pesquisa, eu recomendo utilizar o Google, coloque a sua ideia na barra de pesquisa do Google e analise os sites que aparecem, o que você analisará é se esses sites possuem:

  • Página no Facebook;
  • Canal no Youtube;
  • Se há muitos comentários em seus artigos;
  • Se há algum engajamento entre o site e o público.

Caso tenha, pode separar essa ideia, porque, com certeza, é um nicho de mercado com um potencial lucrativo.

Resumidamente, este passo é mais para você separar o joio do trigo.

#4 Passo – Os três círculos essências para saber como encontrar um nicho de mercado ideal

Agora que você possui uma lista de ideias de nicho com um potencial lucrativo é importante que você realize a análise dos três círculos essências e também para saber se a sua ideia vale pena todo o esforço.

Os três círculos essências são:

  • Paixão ou interesse;
  • Conhecimento ou habilidade;
  • Potencial lucrativo.

como encontrar um nicho de mercado 3 circulos essencias

Os três círculos essências precisam está convergindo entre si, e o seu nicho ideal é a intersecção dos três círculos. Conforme a imagem acima mostra.

Esse cenário nem sempre estará a seu favor, ou seja seu nicho na intersecção dos três círculos, então nesse caso você optará por trabalhar com o nicho que pende mais para o círculo do potencial lucrativo.

Porque sem lucratividade não há negócio, por mais que você tenha uma paixão pelo nicho escolhido ou até mesmo tenha o conhecimento se não houver o potencial lucrativo o negócio não se sustentará por muito tempo.

#5 Passo – Foque nas pessoas do nicho de mercado definido por você

O quinto passo em minha opinião é o mais importante para você ter sucesso no seu nicho de mercado encontrado, que é que você deve focar nas pessoas em sí.

Pense comigo, ao ter encontrado o seu nicho de mercado você passa a encontrar clientes para os produtos que você promove e não o contrário (produtos para seus clientes). Tornando dessa forma muito mais simples e fácil manter um negócio lucrativo e consistente.

Por exemplo, suponhamos que você possui um tênis, não será necessário você fica correndo atrás de clientes para convence-los de comprar o tênis, porque dessa forma o processo é bem mais difícil e complicado.

Agora, suponhamos que antes, você tem definido o seu nicho de mercado voltado para corredores, dessa forma você consegue realizar a oferta do tênis diretamente para o público certo.

Então para você saber como encontrar um nicho de mercado é basicamente seguir os seguintes passos, de forma resumida:

  1. Listar possíveis ideias baseadas em uma análise pessoal sua;
  2. Se tiver sem ideias acessar o site Ubersuggest.io;
  3. Pesquisar e selecionar quais das ideias tem mais potencial lucrativo;
  4. Aplicar os três circulo essenciais, lembrado que a sua ideia tem que pender mais para o potencial lucrativo.
  5. Focar nas pessoas e em conhecer cada vez mais o seu público.

Deixe o seu comentário abaixo ou sua dúvida, será um prazer lhe responder, caso ainda não tenha baixado o meu eBook Como começar a trabalhar como afiliado, é só clicar aqui, é totalmente gratuito. E compartilhe esse artigo para que mais pessoas tenha esse conhecimento de como encontrar um nicho de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *